Layouts com tabelas – Estupidez e Falta de profissionalismo

Olá, Esta semana vou iniciar alguns artigos falando sobre acessibilidade na Web. Desta forma o inicio não poderia ser diferente de “NÃO USE TABELAS PARA FAZER O LAYOUT DE SEU SITE”.

Isso não é uma das regras de acessibilidade e apenas um detalhe que diferencia um profissional de um “faço qualquer coisa”. Se você que afirma que cria sites e não sabe para qual fim existe o elemento HTML table, sinto informar mas você não é um profissional. Vejam o por que:

Leia a tradução deste artigo que a plasma design fez, já vai servir de base para nossa conversa.

http://www.plasmadesign.com.br/stupidtables/

Este sempre foi um assunto que gerou polêmicas, primeiro por que quem faz sites usando tabelas para o layout acredita que aquela forma é a mais produtiva e com melhor resultado final. A vocês muito obrigado, é desta forma que os verdadeiros profissionais que seguem as normativas de acessibilidade são melhores reconhecidos.

“Ah, mais eu faço com tabelas o que você faz usando as div´s”. Mentira, você faz a parte visual se comportar como as divs, porém você nunca irá manter uma semântica correta e se você não acha isso importante comece a usar “pra mim fazer”, “nós veve”, ou “aquela tauba” cria o mesmo efeito.
Enfim e porque não usar tabelas é melhor? Com as tabelas é necessário esperar carregar toda a tabela para que apareça o conteúdo; Encorajam o uso de gifs transparentes para posicionamento.

Porque CSS é melhor do que tabelas para layout

  • Suas páginas carregarão mais rápido, pois o CSS fica guardado no cache. Em sites com tabelas, os estilos ficam no meio do código;
  • Você economizará dinheiro na hospedagem, pois com elas você faz algo melhor e menor;
  • A manutenção é mais fácil,pois você não precisa editar o HTML, basta editar o CSS que você pode mudar completamente o design. Com tabelas, você precisaria mudar todos os arquivos;
  • Sua posição nos sites de busca irá melhorar. Em sites com CSS você pode identificar o que é importante e destacar as palavras-chave;(usando as tags strong e as de cabeçalho com HTML);
  • Seu site se tornará acessível em diversos navegadores. Podendo ser melhor visualizado em celulares e outros aparelhos

Espero que este artigo possa ter ajudado no entendimento de qual o real funcionamento do elemento TABLE no HTML. Claro que se você sempre usou tabelas a mudança de uma hora pra outra eh complicada mesmo, porém busque, estude e lembre aprender nunca é demais e o bom profissional está sempre aprendendo e se reciclando. Até mais.

Sobre Fabio Ortiz

Gestor de Projetos para atendimento e orientação a Startups no Sebrae/AC. Formado em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Acre. Trabalha com desenvolvimento web há mais de 7 anos. Utilizando as tecnologias PHP, Java e Javascript. É incentivador das boas práticas de desenvolvimento através da semântica e acessibilidade na web.

Publicado em 29 de maio de 2012, em Whatever e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. O Disgraça, tabelão groso ainda tem muita lenha pra queimar!

  2. Se deseja defender algo, não precisa usar de prepotência com analogias grosseiras. Se não fosse isso, seu artigo teria sido mais referencial.

E o que você ta pensando? Fala ai...